No final da década de 60, as influências do jazz e do candombe levaram Hugo à Nova York, onde formou o grupo Opa. Enquanto Hugo tocava piano e sintetizadores e seu irmão na bateria e percussão, o trio completava-se com seu amigo de infância Ringo Thielmann no baixo. A mistura que ofereceu Opa, de jazz com rock, com as harmonias e ritmos do Brasil, com o sabor afro-uruguaio do candombe, surgiu um som novo e diferente no mercado, e gerou a admiração dos grandes do mundo do jazz latino, que recentemente ficaram conhecidos. A música do Opa serviu como importante contribuição ao desenvolvimento musical da próxima geração de músicos uruguaios, e deixou registrada a marca dos Fattoruso na cultura musical moderna do Uruguai.
A banda tocou inclusive com Airto Moreira, em seu disco solo "Fingers", e posteriormente, Airto participa de um disco do Opa, o "Magic Time" de 1977.
A banda, em sua breve carreira, gravou uma demo Back Home em 1975, que os levaram a gravar 2 discos em estúdio: Golden Wings (com participação de David Amaro na guitarra e Hermeto Pascoal na flauta e percursão) em 1976 e Magic Time (participação de Airto Moreira na percursão e o guitarrista Barry Finnertyem 1977, além de um disco ao vivo, em uma reunião da banda em 1987, sendo remasterizado e relançado em 2001, com mais 3 faixas de estúdio gravadas em 1974 que não haviam sido lançadas na época.
A banda é formada por:
Hugo Fattoruso - Piano
Osvaldo Fattoruso - Bateria
Ringo Thielmann - Baixo
1976 - Golden Wings
- Golden Wings
- Paper Butterflies (Muy Lejos Te Vas)
- Totem
- African Bird
- Corre Niña
- Pieces (Tombo, La Escuela, Tombo, The Last Goodbye)
- Groove
3 comentários:
hello!
greetings from ENGLAND!
i know this band very well-been after this album for years!
i too love jazz funk!
MANY THANKS
thanks for your visit!!
i have another album of Opa, stay tunned, in a few days i post it too!
Thank you.
Postar um comentário