terça-feira, janeiro 12, 2010

Flamengo

Único álbum desta banda de Praga, que começou as atividades já em meados dos anos 60 e tinha lançado sete singles entre 67 e 69. Seu único álbum veio na segunda parte da sua carreira em 72, quando o flautista Kubik e o vocalista Misik chegou e mudou o som do grupo para uma espécie de hard-driving brass-jazz-rock. Nesta época o Flamengo era um sexteto, e até então, tinham sido razoavelmente bem tolerada pelo regime comunista após a Primavera de Praga. E por alguma estranha razão, o regime vai proibir o álbum, muito provavelmente por conta do teor lírico, que tinha sido escrito por Josef Kainar e Zalcyk Hynek, ambos não-membros do grupo, embora este último foi o produtor do álbum e fazendo um bom trabalho.
Este álbum foi relançado em 98 com um livreto reformulado, incluindo as letras em Checo e com ilustrações de relógios (ou peças mecânicas do relógio) e duas faixas bônus. Se anteriormente o guitarrista Frantisek Francl tinha sido o foco da banda, ele não estava mais nessa formação, neste álbum a flauta e sax de Kubik que dominam o álbum (ele recebe a ajuda de dois outros saxofonistas, Kral e Hruska). O nome do álbum Kure V Hodinkash significa "frango no relógio".

A tarefa das letras foi dividida entre o flautista Kubik, o guitarrista Fort e o vocalista/percussionista Misik, e Khunt contribuindo também em uma faixa. O álbum foi "liberado", mesmo depois proibido pela segunda maior gravadora do país: a Supraphon (atrás da Opus). Destacando-se mais é o dueto de flauta e violão em Ja Dym, a faixa vai evoluindo lentamente com o sax dominando o groove, um dos destaques do álbum. As outras faixas predomina um som muito parecido com a banda italiana Colosseum e as vezes com o Traffic. A faixa central (e mais longa) Par Stoleti é outro excelente momento com a sua notável interação entre o teclado, sopros e violão. As faixas bônus são, obviamente, fortemente relacionado com o álbum (ligeiramente funkeadas e com um backing vocal feminino extra).

Este único álbum do Flamengo permanece como um dos melhores álbuns a ter saído da Checoslováquia comunista.

Flamengo - 1972 - Kure V Hodinkash
  1. Kure V Hodinkach Intro
  2. Ram Pristich Obrazu
  3. Jenom Laska VI Kam
  4. Ja A Dym
  5. Chvile Chvil
  6. Par Stoleti
  7. Doky, Vlaky, Hlad A Boty
  8. Stale Dal
  9. Kure V Hodinkach

Nenhum comentário: